Terça-feira - 06 de Janeiro de 2009 às 16:00
Moacir de Souza assume o comando da Secretaria de Educação
Aconteceu na tarde desta terça-feira (6) a cerimônia de transmissão de cargos na Secretaria Municipal de Educação. O evento na sede da pasta, uma antiga fábrica de móveis totalmente remodelada pela Prefeitura, reuniu cerca de 400 pessoas. Estiveram presentes o prefeito Sebastião Almeida, o vice-prefeito Carlos Derman e diversas autoridades municipais, além de gestores, professores e funcionários da Secretaria e das escolas da rede municipal.
O professor Moacir de Souza assumiu o comando da Secretaria de Educação no lugar da professora Lindabel Delgado Cardoso e Fernando Ferro Brandão assumiu o cargo de secretário-adjunto em substituição a Plínio Soares dos Santos.
Primeiro a discursar, o professor de história Fernando Ferro Brandão elogiou o Plano Municipal de Educação de Guarulhos, e se disse honrado em participar como membro ativo do governo. Junto àqueles que estão do lado da educação, prometeu empenho para fazer com que a educação seja cada vez melhor no município.
“Todos os dias o professor tem um desafio novo em sua vida. Aquele que acha que vai encontrar a mesma sala de aula todos os dias está enganado. Vida de professor é um organismo vivo, em transformação. E é assim que eu vejo a educação”, enfatizou Fernando Ferro.
A professora Lindabel destacou a importância do Educriança como “principal programa da rede. Nesses oito anos construímos um Projeto Político-Pedagógico voltado para a humanização das nossas crianças e dos adultos. Hoje Guarulhos tem uma rede municipal de educação”.
Em sua fala, o professor Moacir observou que de todos os desafios vividos, o atual será um dos mais gratificantes. Ele também lembrou dos avanços conseguidos pela administração: “deixamos de servir merenda para servir refeições com alimentos de qualidade. Passamos de 24 mil para mais de 110 mil alunos”, enfatizou.
Os avanços, entretanto, precisam ter sequência. Dentre os mais importantes Moacir destacou a continuidade do Programa de Construção de Escolas e Creches, a universalização do atendimento das crianças de 3 a 5 anos de idade e a ampliação do tempo de permanência das crianças na escola, tendo como meta o ensino em tempo integral.
“Vivemos hoje na sociedade da informação e da tecnologia e levar para a sala de aula esta realidade é um passo importantíssimo para a construção deste novo momento”, enfatizou o profº Moacir. Ele também destacou a importância das parcerias com outras secretarias da prefeitura, com as universidades e faculdades que proporcionam formação a muitos professores da rede, com a Secretaria Estadual de Educação e com os diversos conselhos.
“É fato que a comunidade pode dar uma enorme contribuição para o desenvolvimento da escola. Para que isto aconteça é preciso que a comunidade sinta a escola como parte de sua vida. A secretaria pode dar sua contribuição, incentivando projetos culturais e esportivos nos fins de semana, por exemplo”, concluiu Moacir.
Almeida destacou a importância do evento por estar relacionado à área mais importante de uma cidade, aquela que merece mais atenção: a educação. O prefeito agradeceu a todos que deram o melhor de si pela educação até este momento, pediu o fortalecimento da relação com a comunidade e lançou um desafio: “inovar, fazer ainda melhor. Tenho convicção que faremos mais e melhor para quem vier depois de nós seguir o mesmo caminho. Assim quem ganha são as crianças. “O conhecimento é para sempre, daí a importância da educação”, observou Almeida. Ao dedicarmos um olhar especial sobre as crianças, preparamos melhor o futuro para uma vida voltada para a cidadania.”
O prefeito também disse que é preciso ampliar a capacitação e a valorização profissional, a partir da revisão do Plano de Carreira: “Desta forma vamos garantir a permanência dos bons profissionais na rede”, concluiu.
Íntegra do discurso
Senhor prefeito, Sebastião Almeida
Senhor vice-prefeito, Carlos Derman
Senhores vereadores
Meus colegas de Governo
Senhoras e senhores, boa tarde e muito obrigado pela presença de todos.
É com muita honra que recebi de vossa excelência a incumbência de dirigir a Secretaria de Educação deste município. Sei que não é uma tarefa das mais simples, porém nossas vidas são feitas de desafios.
Muitos deles já enfrentei, e tenho certeza de que este não será o último, mas será um dos desafios mais gratificantes.
A cidade de Guarulhos é uma das maiores cidades do Brasil e como toda grande cidade recebe ano a ano grandes fluxos de pessoas das mais variadas regiões do país.
Além do que, nascem todos os anos cerca de 23 mil crianças na cidade, e quase a totalidade dessas crianças busca o acesso à rede municipal.
A educação no Brasil é de responsabilidade dos três entes da federação, competindo ao município a responsabilidade pela educação infantil, composta pela chamada pré-escola e pelo atendimento em creches, e compartilhadamente com os estados deve se responsabilizar pelo ensino fundamental.
Muito se fez nos 8 anos de governo do prefeito Elói Pietá:
· Aumentamos de 24 mil para 110 mil alunos nas escolas municipais;
· Construímos 60 escolas;
· Passamos de 5 para 32 creches;
· O ensino superior público agora é uma realidade em nossa cidade (a Unifesp, o Cefet e a Fatec);
· Deixamos de servir merenda para servir refeições com alimentos de qualidade.
Muito se fez, mas sabemos que ainda temos muito a fazer.
· Continuar construindo escolas e creches, principalmente nas regiões mais carentes e necessitadas;
· Buscar a universalização do atendimento das crianças de 3 a 5 anos de idade;
· Ampliar o tempo de permanência das crianças gradativamente, tendo como meta o ensino de tempo integral;
· Garantir acesso aos jovens e adultos à escola de qualidade e adaptada a sua realidade, seja através da rede própria ou em parceria com entidades através do Mova (Movimento de Alfabetização de Adultos);
Somos conhecedores das dificuldades enfrentadas pelas famílias cujos membros precisam trabalhar e não têm onde deixar seus filhos menores. Essa realidade é vivida principalmente pelas mulheres que em geral é quem mais sofre. De acordo com informações do Ministério do Trabalho, em Guarulhos há 270 mil postos de trabalho com carteira assinada sendo que destes, 88.764 são ocupados por mulheres, o que representa aproximadamente 32% do total.
Daremos atenção especial para esta questão, porém precisamos reconhecer as dificuldades, pois por mais que tenhamos construídos creches nos últimos anos, e pretendemos continuar construindo nos próximos, sabemos que não conseguiremos atender a toda a demanda do município.
Senhor prefeito, senhoras e senhores
Vivemos hoje na sociedade da informação e da tecnologia e levar para a sala de aula esta realidade é passo importantíssimo para a construção deste novo momento.
Nossas crianças já nascem tendo acesso às tecnologias de última geração. Aparelhos celulares, computadores e a própria televisão fazem parte do cotidiano de nossos filhos, pois muitas vezes somos surpreendidos pelo nível de conhecimento destas questões que eles nos apresentam.
Ter acesso a essa tecnologia equivale a ser alfabetizado em épocas anteriores como bem disse vossa excelência em seu discurso de posse, e levar a tecnologia para a sala de aula é dar igualdade de condições aos nossos alunos e professores equiparando-se às melhores escolas de nosso país.
Para que isso seja possível a escola terá de ser devidamente adaptada à nova realidade, temos que dotar as escolas das condições necessárias ao seu pleno funcionamento.
Dos profissionais da educação
O envolvimento dos profissionais da educação é parte fundamental deste projeto. Não pouparei esforços para que as condições de trabalho sejam cada vez melhores.
Criar fóruns de diálogo com os diretores de escola, com professores, com os Adis e os funcionários, além de garantir espaços de formação permanente e aprimorar o plano de carreira, será prioridade entre nossos afazeres.
Autonomia das escolas
Proporcionar maior autonomia às escolas da rede será outro dos nossos desafios. Cada escola tem seu perfil próprio e isso é determinado por uma série de fatores, como por exemplo sua localização. Assim sendo, precisamos fortalecer o projeto político-pedagógico de cada escola, para que as diferenças de cada aluno possam ser compreendidas e valorizadas na sua plenitude. Para que possamos avançar neste sentido, entretanto, precisamos da compreensão e do compromisso de todos os envolvidos. Afinal, todos que estamos aqui hoje somos os responsáveis pela rede que almejamos.
Como todos sabem, dediquei muitos anos de minha vida ao movimento sindical, fui dirigente do Sindicato dos Professores nas décadas de 80 e 90 e o meu compromisso com a escola pública baseia-se na democratização das relações entre todos seus atores (governo, profissionais da educação e comunidade).
Isso requer uma dose de maturidade de todas as partes, a construção da escola pública de qualidade e universal e de responsabilidade de todos nós.
Parceiros
A secretaria municipal de educação é um dos atores envolvidos neste processo; nós não estamos sozinhos, o que é muito positivo. Portanto, precisaremos muito daqueles que serão nossos principais parceiros nesta caminhada, como as demais secretarias da prefeitura, as faculdades que estão instaladas na cidade, que proporcionam formação a muitos professores da rede, a Secretaria Estadual de Educação e os vários conselhos. Esperamos poder contar com todos para que a gente possa fazer ainda mais pela educação municipal.
Atuação da comunidade junto à escola
É fato que a comunidade pode dar uma enorme contribuição para o desenvolvimento da escola. Para que isto aconteça é preciso que a comunidade sinta a escola como parte da sua vida. Seja participando dos conselhos, monitorando a aplicação do Pró-Rede ou ainda observando a qualidade das refeições. E isso só se dará de forma plena, se todos nós facilitarmos o acesso da comunidade à escola. Cabe à secretaria o desenvolvimento de projetos que envolvam a comunidade, que incentive sua participação, como projetos culturais e esportivos nos fins de semana, por exemplo. Enfim, todos temos uma importante contribuição a dar neste sentido; daí a importância do esforço de cada um.
Agradecimento à equipe que sai
Aos companheiros que estão deixando a Secretaria, gostaria de fazer um agradecimento todo especial. Se nós temos hoje uma rede organizada que nos permite vislumbrar um futuro melhor para as nossas crianças, isto é em parte, graças a vocês. A dedicação de todos vocês nestes anos permitiu que a gente agora possa sonhar mais alto e realizar ainda mais do que vocês realizaram. A todos vocês o meu abraço e o meu muito obrigado.
Equipe que entra
Aos companheiros que estão chegando, gostaria de convidá-los a compartilhar comigo os tantos desafios que certamente teremos pela frente. Gostaria de aproveitar o momento para pedir o empenho pessoal de cada um, que deem o melhor de si nesta nova jornada. Espero contar com vocês da mesma forma que poderão contar comigo.
O mesmo vale para os demais funcionários da Secretaria. Com cada um desenvolvendo o seu papel no dia a dia, com muito dinamismo, faremos a Secretaria avançar cada dia mais.
Quero aproveitar para fazer um agradecimento especial a minha família, minha esposa e meu filho, pela compreensão e apoio que tenho recebido. Sei que por muitas vezes vocês ficam sozinhos enquanto estou nas atividades da Prefeitura, saibam que a responsabilidade que hoje assumo vai exigir muito mais de todos nós.
Razão da existência da escola
A escola gira em torno do aluno. É para ele que a escola existe, é por ele que estamos aqui hoje e é por ele que fazemos planos e desenvolvemos projetos e programas. Permitam-me um apelo: é importante que lembremos sempre disso – que é para o aluno que trabalhamos. A criança que tem muito a aprender pode nos dar indicativos importantes para fazermos da escola um ambiente cada vez melhor para ela e para todos os envolvidos com o ambiente escolar.
Aconteceu na tarde desta terça-feira (6) a cerimônia de transmissão de cargos na Secretaria Municipal de Educação. O evento na sede da pasta, uma antiga fábrica de móveis totalmente remodelada pela Prefeitura, reuniu cerca de 400 pessoas. Estiveram presentes o prefeito Sebastião Almeida, o vice-prefeito Carlos Derman e diversas autoridades municipais, além de gestores, professores e funcionários da Secretaria e das escolas da rede municipal.
O professor Moacir de Souza assumiu o comando da Secretaria de Educação no lugar da professora Lindabel Delgado Cardoso e Fernando Ferro Brandão assumiu o cargo de secretário-adjunto em substituição a Plínio Soares dos Santos.
Primeiro a discursar, o professor de história Fernando Ferro Brandão elogiou o Plano Municipal de Educação de Guarulhos, e se disse honrado em participar como membro ativo do governo. Junto àqueles que estão do lado da educação, prometeu empenho para fazer com que a educação seja cada vez melhor no município.
“Todos os dias o professor tem um desafio novo em sua vida. Aquele que acha que vai encontrar a mesma sala de aula todos os dias está enganado. Vida de professor é um organismo vivo, em transformação. E é assim que eu vejo a educação”, enfatizou Fernando Ferro.
A professora Lindabel destacou a importância do Educriança como “principal programa da rede. Nesses oito anos construímos um Projeto Político-Pedagógico voltado para a humanização das nossas crianças e dos adultos. Hoje Guarulhos tem uma rede municipal de educação”.
Em sua fala, o professor Moacir observou que de todos os desafios vividos, o atual será um dos mais gratificantes. Ele também lembrou dos avanços conseguidos pela administração: “deixamos de servir merenda para servir refeições com alimentos de qualidade. Passamos de 24 mil para mais de 110 mil alunos”, enfatizou.
Os avanços, entretanto, precisam ter sequência. Dentre os mais importantes Moacir destacou a continuidade do Programa de Construção de Escolas e Creches, a universalização do atendimento das crianças de 3 a 5 anos de idade e a ampliação do tempo de permanência das crianças na escola, tendo como meta o ensino em tempo integral.
“Vivemos hoje na sociedade da informação e da tecnologia e levar para a sala de aula esta realidade é um passo importantíssimo para a construção deste novo momento”, enfatizou o profº Moacir. Ele também destacou a importância das parcerias com outras secretarias da prefeitura, com as universidades e faculdades que proporcionam formação a muitos professores da rede, com a Secretaria Estadual de Educação e com os diversos conselhos.
“É fato que a comunidade pode dar uma enorme contribuição para o desenvolvimento da escola. Para que isto aconteça é preciso que a comunidade sinta a escola como parte de sua vida. A secretaria pode dar sua contribuição, incentivando projetos culturais e esportivos nos fins de semana, por exemplo”, concluiu Moacir.
Almeida destacou a importância do evento por estar relacionado à área mais importante de uma cidade, aquela que merece mais atenção: a educação. O prefeito agradeceu a todos que deram o melhor de si pela educação até este momento, pediu o fortalecimento da relação com a comunidade e lançou um desafio: “inovar, fazer ainda melhor. Tenho convicção que faremos mais e melhor para quem vier depois de nós seguir o mesmo caminho. Assim quem ganha são as crianças. “O conhecimento é para sempre, daí a importância da educação”, observou Almeida. Ao dedicarmos um olhar especial sobre as crianças, preparamos melhor o futuro para uma vida voltada para a cidadania.”
O prefeito também disse que é preciso ampliar a capacitação e a valorização profissional, a partir da revisão do Plano de Carreira: “Desta forma vamos garantir a permanência dos bons profissionais na rede”, concluiu.
Íntegra do discurso
Senhor prefeito, Sebastião Almeida
Senhor vice-prefeito, Carlos Derman
Senhores vereadores
Meus colegas de Governo
Senhoras e senhores, boa tarde e muito obrigado pela presença de todos.
É com muita honra que recebi de vossa excelência a incumbência de dirigir a Secretaria de Educação deste município. Sei que não é uma tarefa das mais simples, porém nossas vidas são feitas de desafios.
Muitos deles já enfrentei, e tenho certeza de que este não será o último, mas será um dos desafios mais gratificantes.
A cidade de Guarulhos é uma das maiores cidades do Brasil e como toda grande cidade recebe ano a ano grandes fluxos de pessoas das mais variadas regiões do país.
Além do que, nascem todos os anos cerca de 23 mil crianças na cidade, e quase a totalidade dessas crianças busca o acesso à rede municipal.
A educação no Brasil é de responsabilidade dos três entes da federação, competindo ao município a responsabilidade pela educação infantil, composta pela chamada pré-escola e pelo atendimento em creches, e compartilhadamente com os estados deve se responsabilizar pelo ensino fundamental.
Muito se fez nos 8 anos de governo do prefeito Elói Pietá:
· Aumentamos de 24 mil para 110 mil alunos nas escolas municipais;
· Construímos 60 escolas;
· Passamos de 5 para 32 creches;
· O ensino superior público agora é uma realidade em nossa cidade (a Unifesp, o Cefet e a Fatec);
· Deixamos de servir merenda para servir refeições com alimentos de qualidade.
Muito se fez, mas sabemos que ainda temos muito a fazer.
· Continuar construindo escolas e creches, principalmente nas regiões mais carentes e necessitadas;
· Buscar a universalização do atendimento das crianças de 3 a 5 anos de idade;
· Ampliar o tempo de permanência das crianças gradativamente, tendo como meta o ensino de tempo integral;
· Garantir acesso aos jovens e adultos à escola de qualidade e adaptada a sua realidade, seja através da rede própria ou em parceria com entidades através do Mova (Movimento de Alfabetização de Adultos);
Somos conhecedores das dificuldades enfrentadas pelas famílias cujos membros precisam trabalhar e não têm onde deixar seus filhos menores. Essa realidade é vivida principalmente pelas mulheres que em geral é quem mais sofre. De acordo com informações do Ministério do Trabalho, em Guarulhos há 270 mil postos de trabalho com carteira assinada sendo que destes, 88.764 são ocupados por mulheres, o que representa aproximadamente 32% do total.
Daremos atenção especial para esta questão, porém precisamos reconhecer as dificuldades, pois por mais que tenhamos construídos creches nos últimos anos, e pretendemos continuar construindo nos próximos, sabemos que não conseguiremos atender a toda a demanda do município.
Senhor prefeito, senhoras e senhores
Vivemos hoje na sociedade da informação e da tecnologia e levar para a sala de aula esta realidade é passo importantíssimo para a construção deste novo momento.
Nossas crianças já nascem tendo acesso às tecnologias de última geração. Aparelhos celulares, computadores e a própria televisão fazem parte do cotidiano de nossos filhos, pois muitas vezes somos surpreendidos pelo nível de conhecimento destas questões que eles nos apresentam.
Ter acesso a essa tecnologia equivale a ser alfabetizado em épocas anteriores como bem disse vossa excelência em seu discurso de posse, e levar a tecnologia para a sala de aula é dar igualdade de condições aos nossos alunos e professores equiparando-se às melhores escolas de nosso país.
Para que isso seja possível a escola terá de ser devidamente adaptada à nova realidade, temos que dotar as escolas das condições necessárias ao seu pleno funcionamento.
Dos profissionais da educação
O envolvimento dos profissionais da educação é parte fundamental deste projeto. Não pouparei esforços para que as condições de trabalho sejam cada vez melhores.
Criar fóruns de diálogo com os diretores de escola, com professores, com os Adis e os funcionários, além de garantir espaços de formação permanente e aprimorar o plano de carreira, será prioridade entre nossos afazeres.
Autonomia das escolas
Proporcionar maior autonomia às escolas da rede será outro dos nossos desafios. Cada escola tem seu perfil próprio e isso é determinado por uma série de fatores, como por exemplo sua localização. Assim sendo, precisamos fortalecer o projeto político-pedagógico de cada escola, para que as diferenças de cada aluno possam ser compreendidas e valorizadas na sua plenitude. Para que possamos avançar neste sentido, entretanto, precisamos da compreensão e do compromisso de todos os envolvidos. Afinal, todos que estamos aqui hoje somos os responsáveis pela rede que almejamos.
Como todos sabem, dediquei muitos anos de minha vida ao movimento sindical, fui dirigente do Sindicato dos Professores nas décadas de 80 e 90 e o meu compromisso com a escola pública baseia-se na democratização das relações entre todos seus atores (governo, profissionais da educação e comunidade).
Isso requer uma dose de maturidade de todas as partes, a construção da escola pública de qualidade e universal e de responsabilidade de todos nós.
Parceiros
A secretaria municipal de educação é um dos atores envolvidos neste processo; nós não estamos sozinhos, o que é muito positivo. Portanto, precisaremos muito daqueles que serão nossos principais parceiros nesta caminhada, como as demais secretarias da prefeitura, as faculdades que estão instaladas na cidade, que proporcionam formação a muitos professores da rede, a Secretaria Estadual de Educação e os vários conselhos. Esperamos poder contar com todos para que a gente possa fazer ainda mais pela educação municipal.
Atuação da comunidade junto à escola
É fato que a comunidade pode dar uma enorme contribuição para o desenvolvimento da escola. Para que isto aconteça é preciso que a comunidade sinta a escola como parte da sua vida. Seja participando dos conselhos, monitorando a aplicação do Pró-Rede ou ainda observando a qualidade das refeições. E isso só se dará de forma plena, se todos nós facilitarmos o acesso da comunidade à escola. Cabe à secretaria o desenvolvimento de projetos que envolvam a comunidade, que incentive sua participação, como projetos culturais e esportivos nos fins de semana, por exemplo. Enfim, todos temos uma importante contribuição a dar neste sentido; daí a importância do esforço de cada um.
Agradecimento à equipe que sai
Aos companheiros que estão deixando a Secretaria, gostaria de fazer um agradecimento todo especial. Se nós temos hoje uma rede organizada que nos permite vislumbrar um futuro melhor para as nossas crianças, isto é em parte, graças a vocês. A dedicação de todos vocês nestes anos permitiu que a gente agora possa sonhar mais alto e realizar ainda mais do que vocês realizaram. A todos vocês o meu abraço e o meu muito obrigado.
Equipe que entra
Aos companheiros que estão chegando, gostaria de convidá-los a compartilhar comigo os tantos desafios que certamente teremos pela frente. Gostaria de aproveitar o momento para pedir o empenho pessoal de cada um, que deem o melhor de si nesta nova jornada. Espero contar com vocês da mesma forma que poderão contar comigo.
O mesmo vale para os demais funcionários da Secretaria. Com cada um desenvolvendo o seu papel no dia a dia, com muito dinamismo, faremos a Secretaria avançar cada dia mais.
Quero aproveitar para fazer um agradecimento especial a minha família, minha esposa e meu filho, pela compreensão e apoio que tenho recebido. Sei que por muitas vezes vocês ficam sozinhos enquanto estou nas atividades da Prefeitura, saibam que a responsabilidade que hoje assumo vai exigir muito mais de todos nós.
Razão da existência da escola
A escola gira em torno do aluno. É para ele que a escola existe, é por ele que estamos aqui hoje e é por ele que fazemos planos e desenvolvemos projetos e programas. Permitam-me um apelo: é importante que lembremos sempre disso – que é para o aluno que trabalhamos. A criança que tem muito a aprender pode nos dar indicativos importantes para fazermos da escola um ambiente cada vez melhor para ela e para todos os envolvidos com o ambiente escolar.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário