
Na ocasião a rede tinha 24 mil alunos, cerca de 1500 professores e 61 escolas; atualmente tem aproximadamente 110 mil alunos, 5 mil professores, ADIs, Assistentes de Direção e Coordenadores Pedagógicos e 126 escolas. Até 2012 serão mais 40 novas escolas [sendo 10 CEUs].
O prof. Moacir também falou do Quadro de Saberes Necessários – QSN, novo documento referência da rede municipal, lançado no 2º semestre de 2009, dos 327 notebooks que a SE entregou para diretores, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos e dos programas que garantem o acesso e a permanência do aluno na escola – alimentação, uniformes e transporte.

O papel do ensino médio, de responsabilidade do governo do estado, não está claro. Dá continuidade ao ensino fundamental, mas não profissionaliza. “Se a pessoa não está preparada tecnicamente para assumir uma função, o prejuízo é de toda a sociedade”, disse o prof. Moacir.
Guarulhos, uma cidade com 1,3 milhão de habitantes tinha apenas 350 crianças matriculadas em creches em 2001 e atualmente tem mais de 8 mil, porém, ainda há muito a ser feito. Até 2012 todas as crianças da pré-escola, entre 4 e cinco anos de idade, terão vagas na rede municipal e o ensino fundamental está universalizado.
“Hoje nosso esforço é no sentido de recuperar o tempo perdido”, disse o prof. Moacir.
Companheiros
No início da sua fala o prof. Moacir disse que se sentia muito a vontade entre os rotarianos. É que eles usam a expressão ‘companheiro’ ao se dirigirem uns aos outros. O prof. Moacir lembrou que é assim também no seu partido, o PT.
Inspiração política
O prof. Moacir disse que despertou para o mundo da política inspirado pelo líder sindical/político, Pedro Bala, personagem do clássico Capitães de Areia de Jorge Amado, livro que leu na sua juventude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário