terça-feira, 3 de maio de 2011

Salão do Livro insere Guarulhos no mapa literário do Brasil

Talvez a maior obra do prefeito Sebastião Almeida tenha sido sua capacidade de fazer com que os guarulhenses voltassem a sonhar e acreditar no potencial da nossa cidade. Além de grandes obras de infraestrutura, nosso governo teve sensibilidade para perceber que a população precisava sim de comida mas, também de bebida, diversão e arte, como diz a música dos Titãs.

Foi com este espírito que ousamos realizar no ano passado, o Salão do Livro de Guarulhos. A 1ª edição do ‘salão’ foi muito importante para nós porque mostrou as virtudes da nossa cidade se reinventando e assimilando novas ações propostas pelo poder público.

Ao final do 1º ‘Salão’ nos comprometemos não apenas em realizar sua 2ª edição como também apresentar algumas inovações, como o Abril Literário, evento que antecede o Salão do Livro deste ano e que está movimentando os CEUs e as Escolas da Prefeitura com saraus, encontros com escritores e poesias.

Tudo passou tão rápido, parece que faz tão pouco tempo que fizemos o 1º e já estamos abrindo nesta sexta-feira [29], às 19h, com show de Chico Cesar, o 2º Salão do Livro de Guarulhos [Av. Odair Santanelli – Cecap].

O 2º ‘salão’ chega recheado de novidades. Ele está mais internacional, vide a participação dos escritores estrangeiros José Eduardo Agualusa [Angola], José Manuel Prieto [Cuba] e José Pacheco [Portugal]. Grandes escritores brasileiros como Zuenir Ventura, Ruy Castro e Arnaldo Antunes também estarão presentes, fazendo do nosso ‘salão’, não apenas o maior evento literário da grande São Paulo este ano, mas um dos maiores do Brasil.

O Salão do Livro se firma como um evento multicultural, com diversas expressões e atividades artísticas, todas gratuitas. Com o CredLivro de R$ 150,00 e a Notinha Legal de R$ 8,00, educadores e alunos da rede municipal poderão adquirir livros de seu interesse
Nosso ‘Salão’ cresceu. São 100 toneladas de livros distribuídos em 8 mil m² de tendas climatizadas, onde 78 expositores, representando 400 editoras, vão apresentar 80 mil títulos nacionais e estrangeiros, de lançamentos a clássicos da literatura mundial. O público poderá visitar o ‘salão’ com mais conforto e segurança; são cerca de 600 vagas no estacionamento.

À frente da Secretaria de Educação nossos esforços continuam concentrados hoje e sempre na melhoria da qualidade social da Educação. Estamos convictos que o poder dos livros é tão forte e tão extraordinário que pode ajudar a criança gostar mais da escola e dos estudos. Daí a importância do Salão do Livro não apenas para os alunos, mas também para suas famílias. É por tudo isso que adotamos o slogan ‘Guarulhos – cidade amiga da leitura’.

Senhoras e senhores de Guarulhos e das cidades vizinhas, alunos, professores, mães, pais, empresários, comerciantes, trabalhadores, pessoas de todas as idades, crenças, raças e comunidade em geral - sejam todos muito bem vindos ao 2º Salão do Livro de Guarulhos.

Prof. Moacir de SouzaSecretário de Educação

*Artigo publicado nos jornais Folha Metropolitana [quinta-feira - 28/4] e Metrô News [29/4].

Nenhum comentário:

Postar um comentário









Receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.

?