quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Prof. Moacir participa de encontro de gestores da Rede Municipal

O Secretário de Educação, Prof. Moacir de Souza participou no último dia 4 de fevereiro, no Adamastor Centro, do 1º encontro de gestores da Rede Municipal.


Cerca de 700 profissionais da Educação estiveram presentes no evento que contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida.
Leia integra do discurso do Prof. Moacir no encontro de gestores das Escolas da Prefeitura.



Senhor prefeito, Sebastião Almeida

Profª Neide Marcondes Garcia, secretária adjunta de Educação

Senhores Gestores de Departamento da Secretaria de Educação

Diretores, Vice-Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas da Prefeitura

Funcionários da Secretaria de Educação

Senhoras e senhores...

... bom dia!!!


Inicialmente quero agradecer a presença de vocês aqui neste nosso encontro no dia de hoje. E aproveitando que o ano está apenas começando, gostaria de desejar a todos um feliz 2013.

Estou muito honrado, senhor prefeito, de ter recebido de vossa excelência o convite para continuar dirigindo a Secretaria de Educação da nossa cidade.

No dia da sua posse o senhor disse: “Guarulhos passou por uma grande transformação e nós demos continuidade a esse trabalho, colocando o município entre os mais importantes do país, tendo, atualmente, a 2ª maior economia do Estado e a 8ª do Brasil”.
Naquele momento o senhor reafirmou que as metas desse novo governo devem ser ainda mais ousadas, desafiando todos nós a fazer com que os próximos quatro anos sejam ainda mais promissores para o desenvolvimento da nossa cidade.

Com 138 Escolas da Prefeitura e cerca de 116 mil alunos, a Rede Municipal de Guarulhos é a segunda maior do estado de São Paulo, ficando atrás apenas da capital. Uma rede com as dimensões da nossa faz com que os desafios sejam proporcionais ao seu tamanho e a responsabilidade também é imensa para cada um de nós que estamos aqui hoje.

Nós que atuamos na área da Educação da nossa cidade, já enfrentamos grandes desafios e vamos continuar enfrentando. Com o apoio de V. Excelência, já fizemos muito pela educação de Guarulhos e vamos continuar fazendo. 

Um desses grandes desafios que devemos enfrentar no próximo período é a universalização da Educação Infantil, ou seja, atender inicialmente todas as crianças com quatro anos de idade que precisam das nossas escolas. Acima de 5 anos já conseguimos atender. Depois é atender as crianças de três anos, após as crianças de dois anos e assim sucessivamente.

Senhor prefeito, senhoras e senhores. Conhecer os nossos reais problemas foi fundamental para que fôssemos em busca de alternativas, de soluções, através da elaboração de bons projetos. Em relação à Educação Infantil, por exemplo, conquistamos junto ao programa Pró-Infância do Governo Federal a aprovação de 27 creches para nossa cidade, o que vai abrir cerca de 20 mil novas vagas na rede municipal. Todas as 27 creches já foram pré-aprovadas e 11 estão aguardando recursos para abrir concorrência pública.

Nosso objetivo, entretanto, é ir além e garantir com o MEC, recursos para a construção de mais escolas porque ainda precisamos de muito mais.
Mas, além de construir novas escolas, nós precisamos cuidar bem das escolas já existentes. Vamos investir nos programas de reforma e manutenção corretiva e implantar a manutenção preventiva. As equipes já estarão visitando as escolas a partir desta semana. Gostaria de contar com os diretores de escola para que os recursos do Pró-Rede sejam muito bem utilizados.

Neste sentido, também implantaremos um sistema de Ordem de Serviço para resolução de pequenos reparos, com objetivo de agilizar os serviços.
Outra demanda existente hoje: fazer levantamento de necessidade de alteração de carga de energia elétrica nas Escolas da Prefeitura e resolver problemas de falta d'água em parceria com o SAAE. Precisamos e vamos resolver isso, pois, sabemos que pequenos problemas podem causar grandes transtornos.

Nossos CEUs são um capítulo a parte na Educação da nossa cidade, uma grande conquista da população de Guarulhos. Com uma proposta diferenciada, que integra também o esporte e a cultura, os CEUs estão contribuindo de forma objetiva para melhorar a qualidade social da educação em nossa cidade. Já temos 10 CEUs, sendo 5 completos e funcionando plenamente. E teremos outros 10 CEUs, totalizando 20 CEUs até 2016.

Mas, como sempre lembramos, apenas construir novos prédios não é o suficiente. Precisamos relacionar a expansão da rede com a nossa proposta pedagógica. É necessário oferecer o ensino de artes, inglês, e educação física às crianças de pré-escola, por exemplo, como já fazemos com os alunos do ensino fundamental. Temos outras novidades para o período que se inicia, como o Programa Leite em Casa, que vamos implementar.

Desenvolvemos ações que causaram grande impacto em relação à nossa política de educação inclusiva. Organizamos dois seminários que atraíram profissionais interessados e gente muito gabaritada de diversos municípios brasileiros. Também apresentamos duas importantes publicações temáticas: ‘Educação Inclusiva – História, concepções e políticas públicas’ e ‘Educação Inclusiva – violências contra crianças e adolescentes: o papel da escola diante da violação dos direitos’. Trocamos experiências, acumulamos saberes e agora é chegado o momento de avançar nesta área e devemos fazer todo esforço neste sentido, daí a importância dos dois novos Centros de Referência em Inclusão Educacional que vamos fazer. Devemos potencializar as ações relacionadas à nossa política de educação inclusiva como eixo estruturante do Projeto Político Pedagógico da rede municipal.

Esforço conjunto: esta é a expressão chave desse nosso projeto educacional. Conseguimos eliminar o período intermediário em 42 escolas da nossa rede, beneficiando mais de 25 mil alunos. Precisamos nos esforçar para continuar ampliando o tempo de permanência dos alunos nas escolas que ainda funcionam em três turnos diários.

Além de oferecer diversos cursos aos nossos educadores, como pró-letramento, inglês e espanhol, educação digital, artes, música e libras, também oferecemos graduação em faculdades locais nos cursos de pedagogia e nutrição para mais de 700 profissionais da Educação. Esse nosso Programa de Formação Permanente, que já é um grande sucesso, também será revisto neste período que se inicia, com cursos de atualização, graduação e pós-graduação.

O Polo da UAB – Universidade Aberta do Brasil, que funciona aqui no Adamastor já oferece diversos cursos à distância, como os de Educação Musical e Pedagogia em parceria com a UFsCar. Agora poderemos ampliar nossas parcerias com outras universidades do país.

Alguns dos nossos programas deverão ser aprimorados, como por exemplo, o uso da tecnologia na sala de aula, onde os avanços foram muito tímidos e ficaram aquém das nossas expectativas. Conseguimos vencer algumas barreiras e instalamos os laboratórios de informática, entregamos os lap tops para os gestores das escolas, porém, ainda há situações a resolver em relação à conectividade. Devemos buscar novas iniciativas e alternativas a partir deste momento.

A proposta da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem é parte integrante da nossa proposta pedagógica, passando pela nossa concepção de Educação. Ou inserimos a tecnologia na sala de aula ou corremos o sério risco de perder o contato com nossas crianças e jovens.

Precisamos garantir toda a infra-estrutura necessária para implantação da tecnologia em nossos ambientes educacionais, com banda larga funcionando adequadamente em nossas escolas e também na Secretaria de Educação, além de construir o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nós crescemos e podemos usar a tecnologia em favor da formação dos nossos profissionais. Devemos ainda adquirir novas ferramentas de suporte para acompanhamento do nosso Projeto Político Pedagógico.

Queríamos muito oferecer atividades esportivas para nossos alunos no contra turno e conseguimos com o Toque de Letra, que atingiu sua meta. Agora o programa será aprimorado, visando incentivar e ampliar a participação da comunidade na escola com atividades esportivas, melhorando a qualidade de vida da família dos nossos alunos e aproximando-os da escola.

É nossa intenção também reforçar o atendimento à Educação de Jovens e Adultos, seja em nossas escolas ou através de parcerias com o MOVA. Também vamos criar o programa de redução de evasão escolar, manter e aprimorar nossos programas que garantem acesso e permanência dos alunos em nossas escolas, como a entrega de kits de uniforme e material escolar, assegurando qualidade e prazo de entrega, alimentação saudável e transporte escolar gratuito para alunos que residam a 2km ou mais da escola que estudam.

Prefeito Almeida. No final do ano passado, uma notícia em especial nos encheu de alegria e satisfação: o IDEB das Escolas da Prefeitura, que era 4,5 em 2007, nós elevamos para 5,4 em 2011 - um avanço extraordinário.

Gostaria, aliás, senhor prefeito, de dizer que todos que estão aqui hoje, mais as equipes que estão nas escolas, são os responsáveis diretos por essa conquista.  Quero aproveitar este momento e pedir uma grande salva de palmas a todos os responsáveis diretos por essa conquista. Parabéns!!!

Nossa meta agora é atingir o IDEB 6 em 2013 e 6.5 em 2015. Estamos convencidos de que o resultado do IDEB só foi possível graças aos investimentos que foram feitos em Educação na Rede Municipal que resultaram num conjunto de ações, como o Plano de Carreira dos profissionais da Educação, o Salão do Livro, os Jogos Escolares Municipais, a sistematização do nosso Projeto Político-Pedagógico, as novas áreas do conhecimento que inserimos no currículo, como artes, música, educação física, o Toque de Letra e tantos outros.

A implantação desse conjunto de ações, só foi possível, senhor prefeito, porque tivemos o apoio incondicional do senhor e também do governo municipal e também porque nós conseguimos aproximar a Secretaria de Educação das Escolas da Prefeitura: o diálogo possibilitou a construção coletiva de tudo isso.

O Plano de Carreira da Educação beneficiou diretamente mais de 5 mil educadores da nossa rede. Gostaria de destacar a forma como se deu esse processo de construção do plano, com abertura para discussão e participação de todos os interessados, respeitando as diferenças. Nosso próximo passo agora será revisar e implantar o processo de avaliação de desempenho da rede e também individual de cada servidor, bem como definir nossa política de formação de pessoal técnico administrativo.

Também sistematizamos o nosso Projeto Pedagógico, senhor prefeito. Hoje temos organizada a nossa coleção de livros do PPP que começou com o QSN, nosso Quadro de Saberes Necessários. Depois vieram outros: os livros da Formação Permanente, Metodologia, Avaliação Educacional e Educação Inclusiva, além dos livros dos Saberes Locais – Bonsucesso e São João e os Guias de Educação Patrimonial. Isso certamente contribuiu para a melhoria do nosso IDEB. Precisamos dar continuidade a este processo, apresentando novas publicações da Secretaria de Educação com base no Projeto Político Pedagógico da Rede Municipal.

O QSN tem um grande significado para todos nós que estamos aqui hoje, porque ele foi marcado pela participação dos educadores e de todos os demais envolvidos no ambiente escolar.

Pensando nos alunos, senhoras e senhores, através da nossa dedicação incondicional, nós desenvolvemos os nossos melhores projetos e programas. Por nossos alunos nos dedicamos integralmente à educação na nossa cidade.

Agora vamos fortalecer os fóruns de diálogo entre a Rede Municipal e a Secretaria de Educação, potencializando nossa política de democratização da gestão escolar, ampliando a autonomia administrativa e pedagógica das Escolas da Prefeitura e subsidiando as nossas escolas para construção dos seus próprios projetos políticos-pedagógicos.

Vamos aprimorar o Programa Saberes em Rede e criar novos e potencializar os espaços existentes de participação coletiva visando a construção das ações da Secretaria Municipal de Educação, garantindo o processo de democratização.

Caro prefeito Almeida, caros educadores. É com muito orgulho e também com muita satisfação que podemos afirmar aqui hoje, que todas as ações planejadas para a área da Educação na primeira gestão do nosso prefeito, das quais uma parte relacionamos aqui hoje, foram implantadas. Nós fizemos!

Mas, a ousadia desse grande grupo de pessoas que está aqui nos permitiu ir além. E aí nós fizemos a nova sede da Secretaria de Educação, onde trabalham cerca de 700 pessoas. A nova sede da secretaria, onde também funcionam os conselhos, aproximou os departamentos e agilizou os serviços, enfim, foi outra das nossas grandes conquistas.

Fizemos também o Salão do Livro de Guarulhos, que entrou para o calendário da nossa cidade. Milhares de pessoas passaram pelas três edições do Salão do Livro, que trouxe para Guarulhos grandes nomes da literatura brasileira e mundial. É claro que o Salão do Livro foi importante para a conquista do nosso IDEB.

Também fizemos os Jogos Escolares Municipais que envolvem a cada ano centenas de alunos do ensino fundamental das Escolas da Prefeitura, além da Mostra da Educação Municipal que apresenta toda produção desenvolvida pelos educadores e alunos da Rede Municipal durante o ano letivo. O JEM e a Mostra estão relacionados com a melhoria do nosso IDEB? Claro que sim!

Temos potencial para fazer ainda mais pela Educação do nosso município, senhor prefeito, e vamos continuar fazendo. Precisamos aprovar o Plano Municipal de Educação e precisamos reestruturar o Conselho Municipal de Educação, garantindo maior representatividade e legitimidade.

Outra ação muito relevante é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este pacto de alfabetização, desenvolvido pelo MEC, prevê alfabetizar em língua portuguesa e matemática, todas as crianças de até no máximo 8 anos de idade ao fim do 3º ano do ensino fundamental. Para tanto, devemos continuar investindo na formação continuada de professores alfabetizadores, literatura, tecnologias educacionais, avaliação, gestão e mobilização social.

Para implantar e desenvolver os projetos que temos para este período que se inicia, contamos com o empenho e a dedicação de todos que estão conosco aqui hoje e com todos os demais profissionais da Secretaria de Educação, a quem faço um sincero agradecimento.

Por fim, quero aproveitar esse momento muito positivo que estamos vivendo, para desejar um bom ano letivo a todo o pessoal das nossas escolas: agentes de portaria, pessoal administrativo, cozinheiras, professores, coordenadores pedagógicos, vice-diretores, diretores, nossos alunos e suas famílias.

A todos vocês, muito obrigado e um forte abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário









Receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.

?