O secretário de Educação e vereador licenciado, prof. Moacir de Souza, visitou nesta quinta-feira [17], com fins educacionais, o parque geológico Lavras do Geraldo, região do Jardim Fortaleza.Acompanharam o prof. Moacir, os professores Fernando Ferro Brandão – [secretário adjunto de Educação], Caetano Juliani [USP – Instituto de Geociência] e os historiadores de Guarulhos Elton Soares de Oliveira e Celso Pinho.
O parque de 600 mil m2 e que já foi garimpo no século XVI, tem córrego com água corrente tão límpida que é possível ver os peixes. A mata fechada, com temperatura alguns graus abaixo daquela registrada no centro da cidade, serve de abrigo para espécies raras de pássaros, cujos cantos difíceis de id
entificar, não são nada familiares.O prof. Caetano apresentou à equipe uma pedra encontrada na região denominada “Afrizita”. O nome é uma homenagem ao escravo Afrízio que trabalhava no garimpo de Geraldo Sardinha, o primeiro a receber autorização do governo para explorar as minas. Geraldo que, aliás, dá nome ao parque.Há vários vestígios daquele período no interior do parque, como calçamento de escadas e aterros, trabalho desenvolvido pelos escravos com o objetivo de facilitar o transporte e extração do ouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário