sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Prof. Moacir visita parque geológico Lavras do Geraldo

O secretário de Educação e vereador licenciado, prof. Moacir de Souza, visitou nesta quinta-feira [17], com fins educacionais, o parque geológico Lavras do Geraldo, região do Jardim Fortaleza.

Acompanharam o prof. Moacir, os professores Fernando Ferro Brandão – [secretário adjunto de Educação], Caetano Juliani [USP – Instituto de Geociência] e os historiadores de Guarulhos Elton Soares de Oliveira e Celso Pinho.

O parque de 600 mil m2 e que já foi garimpo no século XVI, tem córrego com água corrente tão límpida que é possível ver os peixes. A mata fechada, com temperatura alguns graus abaixo daquela registrada no centro da cidade, serve de abrigo para espécies raras de pássaros, cujos cantos difíceis de identificar, não são nada familiares.

O prof. Caetano apresentou à equipe uma pedra encontrada na região denominada “Afrizita”. O nome é uma homenagem ao escravo Afrízio que trabalhava no garimpo de Geraldo Sardinha, o primeiro a receber autorização do governo para explorar as minas. Geraldo que, aliás, dá nome ao parque.Há vários vestígios daquele período no interior do parque, como calçamento de escadas e aterros, trabalho desenvolvido pelos escravos com o objetivo de facilitar o transporte e extração do ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário









Receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.

?