Na edição de hoje o prof. Moacir falou a Semana do Professor [que terá palestras com escritores como Ziraldo e show com Oswaldo Montenegro], Uniforme Escolar [garantia de permanência da criança na escola] e sobre o Programa de Construção, Reforma e Ampliação de Escolas [serão 20 novas unidades escolares até o final de 2010].
O prof. Moacir também falou de um movimento nacional que luta por mais recursos com o objetivo de mudar o patamar da qualidade da educação. Derrubando a DRU - Desvinculação de Recursos da União e incluindo as contribuições, a educação ganharia cerca de R$ 20 bilhões, além de 50% dos recursos do pré-sal, o que ainda está sendo discutido.
Em 2010, disse o prof. Moacir, todos os alunos dos 3ºs e 4ºs anos terão educação física, artes, música e inglês. Gradativamente todos os demais alunos da rede municipal também terão.
No programa Comunidade na Escola, a população vai ajudar no processo de educação das crianças, com atividades físicas para alunos no contra-turno. O programa também prevê escolas abertas para os pais dos alunos praticarem atividades físicas.
Em relação à violências nas escolas, o prof. Moacir disse que as escolas vem fazendo o trabalho preventivo, passando orientações aos alunos. Até 10 anos, faixa de idade das crianças atendidas na rede municipal, o índice de violência é baixo. “A violência é externa e vem para dentro da escola. Temos que ter um processo geral de combate à cultura da violência, desde os games. Combatendo na sociedade, reduzimos na escola”, disse o prof. Moacir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário